Serpa assinala a Revolução dos Cravos com homenagem a autarcas

Nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, o Município de Serpa tem programado um conjunto de actividades com o objectivo de comemorar a liberdade, a democracia e a cidadania. Encontram-se agendadas várias iniciativas a realizar durante o ano, sempre de entrada livre, que pretendem evocar as memórias da resistência e da Revolução, a construção da democracia, a evolução social e política até à atualidade e promover a reflexão sobre o futuro.

leia também
Comemore os 50 anos do 25 de Abril com a Planície

No dia 24, a Praça da República, em Serpa, acolhe a partir das 21h30, o espectáculo comemorativo, com intervenções políticas, actuações do Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa e do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, espectáculo musical com “Boémia”, arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e fogo de artifício.
No dia 25, uma sessão comemorativa homenageará os autarcas que participaram, ao longo destes 50 anos, na construção do poder local democrático no concelho. A concentração realiza-se pelas 10h00, na Alameda Abade Correia da Serra, seguindo-se uma arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa em direcção à Praça da República, onde decorrerá a comemoração.

leia também
Moura – Luís Represas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Palestras/conversas sobre questões estruturantes – a paz (20/04), o pão (21/04), habitação (27/04), saúde (28/04) e educação (4/05) terão lugar no Musibéria, com um conjunto alargado de convidados. Estão previstas também peças de teatro, sendo a primeira – “Heróis do Impossível”, pela Companhia João Garcia Miguel, no dia 04 de maio, no Cineteatro Municipal de Serpa.
Um conjunto de exposições estarão patentes na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa: “50 anos…E depois?? Capitalismo não…”, de 20 de abril a 31 de maio; “ATO (DES)COLONIAL”, de 03 a 23 de outubro; “Liberdade Interior”, de Rute Ferreira, de 20 de julho a 31 de agosto; “O Legado do Cravo”, de 06 a 28 de setembro e “Salazar 40 anos?”, de 26 de outubro a 30 de novembro.

Apresentação de livros, actividades nas escolas e muitas outras iniciativas estão igualmente previstas, promovidas pelo Município de Serpa e pelo Movimento Associativo concelhio. A programação pode ser consultada em www.cm-serpa.pt

Scroll to top
Close
Browse Tags