No âmbito da iniciativa Saúde Aberta, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve esta segunda-feira no distrito de Beja, para reunir com autarcas e profissionais de saúde em Serpa, Moura e Barrancos.
Em Moura, o Ministro reuniu com o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Azedo, tendo o autarca aflorado vários problemas relacionados com a prestação de cuidados de saúde no concelho, entre eles a falta de médicos, a falta de condições ao nível das infraestruturas, os problemas com que se debatem os polos de saúde das freguesias rurais e ainda o estado em que se encontram as estradas nacionais, que servem a região, e que são também elas uma condicionante ao acesso aos cuidados de saúde.
Por seu lado, Manuel Pizarro fez questão de referir as suas preocupações e algumas das medidas em que o seu ministério se encontra a trabalhar, entre elas a captação de médicos, sobretudo jovens, para as localidades do interior do país.
Após a reunião, o Ministro da Saúde visitou também o Centro de Saúde de Moura acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo novo Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, José Carlos Queimado. O Ministro Manuel Pizarro mostrou-se impressionado com as más condições em que se encontra o edifício do Centro de Saúde de Moura, tendo sido abordada a necessidade, emergente, da realização de obras.
Manuel Pizarro seguiu depois para Barrancos, onde terminou a sua ronda de visitas no distrito de Beja, no âmbito da iniciativa Saúde Aberta.