Moura integra projecto agrícola transfronteiriço

O Projecto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve, visa apoiar o tecido agrícola transfronteiriço entre Moura e Vila Real de Santo António, em Portugal e entre Cortegana e Cartaya, em Espanha, para trabalhar em rede e de forma complementar.
Agricultores, empresas, cooperativas, associações e administrações públicas unirão esforços para transformar esta região, entre Portugal e Espanha, num território ainda mais atractivo, com trabalho conjunto e novas oportunidades de negócio; e com uma capacidade reforçada para enfrentar novos desafios e possibilidades que surjam no futuro.

leia também
Moura volta a ser distinguida pelo projeto “Apoio ao Cuidador”

A inovação é vista como um motor do desenvolvimento rural que estabelece vantagens competitivas, sendo, por conseguinte, uma das principais características da futura rede, informou a Associação de Defesa do Património de Mértola.
A realização de acções de formação conjuntas será um dos eixos deste projecto. Portugueses e espanhóis terão formação partilhada para resolverem problemas comuns, tendo a inovação agrícola nas zonas rurais como pano de fundo, e trabalhando em temáticas decisivas, entre elas: A gestão de projectos europeus; os contratos públicos; outros temas a decidir pela rede em função das necessidades dos intervenientes.

O trabalho organiza-se em seis encontros, com a Água e a Erosão a iniciar hoje, dia 21, em Castro Marim. Segue-se Biocarbono de Citrinos dia 26 em Cartaya, Espanha, a Rede Agroalimentar, a 04 de março em Cortegana, Espanha, o Queijo de Ovinos, dia 06 de março, em Santa Bárbara de Casas, Espanha, o Pastoreio e Desertificação, dia 08, em Mértola e no dia 12, o tema Biológico em Rede, em Serpa.

Scroll to top
Close
Browse Tags