A Câmara Municipal de Moura foi distinguida, pelo 2º ano consecutivo, pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, pelo seu projecto “Apoio ao Cuidador”.
O Município mourense continua assim a fazer parte da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, revalidando o Selo de Mérito com essa distinção.
Nesta 3ª edição, foram reconhecidas 59 candidaturas pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projecto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
A responsável da área na autarquia de moura, Lurdes Balola começou por elogiar o trabalho de quem se envolveu no projecto. “Quero deixar os parabéns à equipa de técnicos, que é uma equipa dedicada e que abraçou desde o 1º momento esta iniciativa que tivemos para o concelho”, afirmou a vereadora.
O município de Moura candidatou-se com o projecto “Apoio ao Cuidador”, uma medida que tem como objectivos a valorização e reconhecimento do papel do cuidador formal e informal ao nível da coesão social, saúde e bem-estar da comunidade; a promoção da valorização dos cuidadores em diferentes áreas temáticas; incentivar a comunicação entre os cuidadores formais e informais e a partilha de experiências; prestar apoio psicológico, individual e/ou em grupo a cuidadores formais e informais; estimular a criação de respostas de descanso para os cuidadores informais.
“Foi um prazer enorme sermos uma destas autarquias reconhecidas porque nós este na tentámos ampliar esta medida, no sentido em que também estamos a fazer o apoio ao luto, porque também este grupo de pessoas tem necessidade de atenção, de apoio e de partilha”, destacou Lurdes Balola.