O espectáculo comemorativo do centenário da Casa do Alentejo, “Por Amor ao Alentejo”, que decorre este domingo, dia 19 de novembro, às 16h00, no Fórum Lisboa, vai encerrar as iniciativas que a instituição promoveu ao longo de 2023, com o objectivo de comemorar os seus 100 anos de existência.
Será um grande evento musical, com diversas actuações e vários momentos culturais.
Paulo Ribeiro, um dos convidados presentes revelou à Planície que vai ter a honra de encerrar as festividades ao lado dos seus músicos, mas não só. “Vitorino Salomé, a fadista Inês Duarte, o Grupo Coral e etnográfico “Os Camponeses de Pias” e “Em Cantos do Alentejo”, Grupo Coral e etnográfico “Os Rouxinóis do Alentejo”, Maria João Luís e Moços da Viola Campaniça de Castro Verde”. “Vai ser um espectáculo bonito, apresentado por José Russo, com o Cante e esta alma alentejana que temos dentro de nós”, informou o artista.
De salientar que a Casa do Alentejo comemorou o seu centésimo aniversário em junho e, ao longo de 2023, assinalou 100 anos – Por Amor ao Alentejo com um vasto programa de iniciativas culturais.
A organização regionalista inaugurou já uma escultura comemorativa no icónico Páteo Árabe da autoria do escultor alentejano Jorge Pé Curto, organizou exposições de fotografia e pintura, bailes e inúmeros eventos que celebram a presença e a influência alentejana na região de Lisboa durante os últimos anos.
A Comissão de Honra do centenário é composta por cerca de 100 personalidades e entidades, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, presidentes dos municípios do Alentejo, e diversos artistas como Paulo Ribeiro, José Russo, Vitorino e Janita Salomé, entre outros. As comemorações do Centenário da Casa do Alentejo têm o Alto Patrocínio do Senhor Presidente da República.