Barrancos – Santiago Macias apresenta hoje “Duarte DArmas – Do Cálamo ao Drone”

“Duarte DArmas – Do Cálamo ao Drone”, é o nome da exposição itinerante do último livro do historiador Santiago Macias, apresentada hoje, dia 11, às 17h00, no futuro Centro Interpretativo do Barranquenho, antigo Centro de Saúde de Barrancos.
A exposição que arrancou em Moura em janeiro deste ano, já passou actualmente por 12 locais, entre os quais a Igreja de Santiago, em Palmela, um dos sítios que não estava previsto na agenda, mas que deu uma grande visibilidade ao projecto por ser “um monumento nacional visitadíssimo”, explicou o autor em conversa com a Planície.

leia também
“Panteão no Feminino” convida funcionárias da Câmara de Moura a visitar o Monumento

A abordagem ao investigador serviu ainda para perceber o interesse do público pela mostra que alcançou o seu propósito, “o de democratizar a obra de Duarte Darmas” e torná-la acessível a todos. A exposição trouxe consigo um interesse crescente pelo tema, com a realização de conferências e apresentações que estão fora da mostra, mas que têm desencadeado uma forte relevância da parte do público.

Os números apresentados por Santiago Macias demonstram essa realidade:
“A exibição tem tido dezenas de milhares de visitantes nos sítios onde passou; o site www.duartedarmas.com que suporta a exposição foi visto mais de 50 mil vezes; o livro foi descarregado gratuitamente no site mais de 11 mil vezes e o filme foi visto mais de 2.500 vezes”.
“Estamos perante um projecto que tem divulgado bastante bem Duarte Darmas e vai no fundo confrontar aquilo que viveu em cerca de 1510, com a realidade actual”, resumiu o historiador, autor da mostra.
“Duarte DArmas – Do Cálamo ao Drone”, é uma iniciativa sustentável, em que o livro foi feito com materiais reciclados e a exposição também e o filme, só existe em suporte na internet.
Depois de Barrancos, Mourão e Oeiras espera pela exposição do investigador Santiago Macias, natural de Moura.

Scroll to top
Close
Browse Tags