As Festas em Honra de Santa Ana, na freguesia de Safara, arrancam hoje, 21, com a corrida de touros às 22h00, em homenagem a Luís Rondilho (Castilho), com os cavaleiros Tito Semedo, Marcelo Mendes e Mara Pimenta. As pegas aos seis toiros estão a cargo do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura, do Grupo de Forcados Amadores de Safara e do Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel.
Depois da corrida, a abertura oficial do evento está marcada para a 01h00 com animação de dois DJs.
Este ano, a organização da parte recreativa da festa, assim como a corrida de toiros, coube integralmente ao Grupo de Forcados Amadores de Safara, segundo nos contou o cabo Pedro Lúcio. “As expectativas são sempre as melhores. Esperemos que corra tudo bem, que o público adira e que se divirta”, com um cartaz apelativo escolhido para agradar a todos os gostos.
Por outro lado, a parte religiosa, é coordenada pela Associação em Honra de Santa Ana, com a porta-voz, Maria Gertrudes a explicar à Planície como acontece esta tradição anual que começa na tarde de sábado, 22. “A festa consiste em trazer Santa Ana da Ermida, até à Igreja Matriz (Safara). O nosso pároco acredita que o significado desta procissão, é levar a mãe a visitar a filha, Nª. Srª. da Conceição”, imagem que se encontra na Igreja Paroquial.
No domingo ao final da tarde pelas 19h00, o significado do cortejo religioso é no sentido inverso, ou seja, “Nª. Srª. da Conceição acompanha Santa Ana até à Ermida, a imagem de Santa Ana fica no local e a procissão percorre as ruas da aldeia”.
As Festas em Honra da padroeira terminam na segunda-feira, dia 24, com a largada pela manhã de gado bravo na Rua de Santa Ana.