A cidade de Moura inaugura no dia de amanhã, 10 de abril, às 10h30, no Pátio dos Rolins, o primeiro Pólo do Centro de Competências de Envelhecimento Activo (CCEA) do Baixo Alentejo, em simultâneo com o lançamento de uma rede de transportes articulada. O objectivo é o de “garantir o acesso aos cuidados de saúde a quem está mais isolado”, de acordo com nota de imprensa da agência de comunicação WL Partners.
“O projecto pioneiro”, é promovido em parceria com a Comunidade Intermunicipal, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Segurança social e o CCEA, em que esta rede de transportes vai permitir que a população mais isolada e sem acesso a transportes, “encontre soluções articuladas e sustentáveis de transportes para acesso a consultas médicas, exames ou tratamentos”, lê-se na informação.
Neste dia, será ainda anunciado o grupo de trabalho que irá definir a plataforma de pedidos de transporte, com a finalidade de testar o modelo no Alentejo para depois ser aplicado a todo o país.
A cerimónia de abertura no Pátio dos Rolins, local onde irá funcionar o CCEA, contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, do Director do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Beja, José Brito, do Director da Segurança Social de Beja, Sérgio Fernandes, do presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, José Queimado e do Director do Centro de Competências de Envelhecimento Activo, Nuno Marques.
Por volta das 11h30 será descerrada a placa de inauguração, seguida da visita às instalações e por fim, da assinatura do protocolo.