NATO Tiger Meet realiza-se em Beja em simultâneo com o Dia de Base Aberta

Entre 21 de setembro e 3 de outubro, a FAP – Força Área Portuguesa volta a organizar o Nato Tiger Meet. Durante este período diversas esquadras de voo de países membros da NATO, Organização do Tratado do Atlântico Norte e parceiros, irão encontrar-se na Base Aérea N.º 11, em Beja. Em simultâneo, decorre o Dia de Base Aberta, a 27 de setembro.
A Capitão Patrícia Fernandes, porta-voz da Força Aérea Portuguesa antecipou à Planície a importância deste “exercício multinacional” que acontece durante estas duas semanas em Beja, em que os participantes “vão poder aprimorar a coordenação operacional, a prontidão e realizar a operação conjunta entre todas as forças” associadas ao exercício.

Participam perto de “1500 militares, estamos a falar à volta de 1000 estrangeiros e 500 nacionais”, anunciou a porta-voz, com destaque para a envolvência de “70 aeronaves de 14 Nações distintas e ainda meios aéreos da NATO. Participam também militares da Marinha e do Exército Português”.
O exercício tem a finalidade de promover a “sincronização de diversos meios, sejam eles aéreos, navais, terrestres, o que vai potenciar uma elevada dinâmica de interoperabilidade de todos os participantes. Vão ter que trabalhar em conjunto para conseguir cumprir a missão que levará à conclusão com sucesso da operação”, explicou Patrícia Fernandes.

Durante as duas semanas do NATO Tiger Meet, serão recriados cenários realistas e actuais concentrados sobretudo em operações de sincronização de comandos.
“É sem dúvida um dos mais importantes e prestigiantes exercícios realizados na Europa e que representa uma oportunidade única para os participantes e para a Força Aérea de organizar um exercício de tal envergadura que testa também a capacidade de planeamento e execução dos nossos militares”, declarações da responsável da imprensa da FAP.
“É também uma oportunidade de colocar a cidade de Beja na rota de um dos exercícios mais relevantes da Aliança, neste caso da NATO”, sublinhou.

O NATO Tiger Meet é um exercício internacional que foi criado pela NATO Tiger Association e que remonta a 1971. Portugal recebe este exercício pela 5ª vez sob a organização, planeamento e execução da Força Aérea Portuguesa e será a 4ª vez que Beja recebe este exercício.
Em simultâneo com este desempenho militar, decorre o Dia de Base Aberta, na Base Aérea N. 11, em Beja, a 27 de setembro, com as portas abertas a toda a população, uma ocasião para entrar e conhecer os meios sediados no aeródromo e ainda visitar as aeronaves participantes no Tiger Meet.
De recordar que este ano não se irá realizar o “Beja Air Show”, um dos maiores festivais aéreos realizados no país e que costuma ter como cenário a Base Aérea N. 11, em Beja.

Scroll to top
Close
Browse Tags