Tal como o partido LIVRE “repudiou” a construção da ecopista no antigo Ramal Ferroviário de Moura, também o candidato do Bloco de Esquerda (BE) por Beja, Alberto Matos, apresentou a posição do partido, tecendo críticas à actuação da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo. “Em concreto, decidiu (CIMBAL) sobre o lançamento do concurso de aquisição de serviços para fornecimento do projecto base, estudo prévio, anteprojecto, projecto de execução e assistência técnica ao projecto. Deixou-se para trás a consulta pública do projecto – um direito da população afectada”.
Legislativas 2025 – Livre “repudia” construção da ecopista no Ramal de Moura
No comunicado, o Bloco de Esquerda “repudia esta decisão das três câmaras municipais – Beja, Serpa e Moura – e exige que se proceda à devida consulta pública do projecto, uma vez que este coloca em causa a possibilidade da reabertura para o seu objecto original”.
O ramal ferroviário de Moura, desactivado desde 1990 por ter sido considerado “pouco rentável” pela CP, tem uma extensão aproximada de 54 km. Assegurava a ligação diária de Moura a Beja, servindo ainda as povoações de Pias, Brinches e Serpa, e de Quintos, Baleizão e Neves.
Nesta matéria o BE “defende a sua reabilitação, apostando também na sua ligação transfronteiriça com Andaluzia e a Estremadura”.
O partido visitou recentemente toda a linha e diz estar “bem ciente das suas condições. Uma vez que o ramal já esteve activo, o desenho deste troço, com as expropriações necessárias, está garantido, traduzindo-se numa grande poupança para o erário público. O que está em causa em termos de despesa é a reabilitação das estruturas, entretanto abandonadas e degradadas, o qual pode ser coberto por fundos comunitários disponíveis”.
“Entendemos que esta requalificação se deve enquadrar numa reversão da tendência de cortes no investimento público que deixou ao abandono a rede ferroviária no Baixo Alentejo e deve culminar com a electrificação da linha e de todos os ramais, que permita combinar os mais elevados padrões de velocidade e segurança da circulação”, reforça o membro do partido.
Para além da reabilitação do Ramal de Moura, Alberto Matos afirmou que o Bloco de Esquerda defende a “reabertura e modernização do troço Beja-Funcheira, de forma a garantir a ligação entre o distrito e o Algarve”. Por outro lado, a “reabertura do Ramal de Aljustrel com via mista para passageiros e carga, de forma a garantir a circulação adequada e segura do minério extraído, como já acontece no Ramal de Neves Corvo”. Querem ainda a garantia da “construção de um novo ramal que ligue a linha de Beja até ao aeroporto, qualificando-o como uma infraestrutura crucial para a mobilidade nacional e capacitando-a para o tráfego internacional de passageiros e mercadorias”.