No dia de hoje, 14 de março, às 09h30, a XV Feira do Azeite de Vale de Vargo recebe o colóquio “O Futuro do Olival Tradicional”, organizado pela União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo e pelo Município de Serpa, em parceria com o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.
Actualmente, o Alentejo é a principal região produtora de azeite do país, contando com cerca de 90% da produção nacional. Os azeites aqui produzidos estão entre os melhores do mundo, sendo consecutivamente distinguidos pelas suas características únicas organolépticas (relacionados com os sentidos).
O sector olivícola tem um peso significativo na economia agrícola da região. Os dados da autarquia de Serpa “revelam que nos últimos 20 anos, as exportações aumentaram 12 vezes em volume e 18 vezes em valor, sendo Portugal o sexto maior produtor de azeite no mundo e o terceiro maior exportador da União Europeia”.

A informação dá conta que “o olival tradicional caracteriza as nossas regiões, integra a cultura e identidade do país, pelo que é premente identificar os desafios e as soluções para a sua sobrevivência e diferenciação, numa lógica de preservação e continuidade”.
Durante o colóquio realizado hoje, especialistas e profissionais da área, irão partilhar as suas perspectivas sobre o futuro do olival tradicional e sugerir estratégias de forma a equilibrar tradição e inovação.