A Feira Nacional de Olivicultura e o Congresso Nacional do Azeite 2025, eventos que este ano decorrem em Campo Maior, vão ser apresentados hoje, 13 de março, às 14h00 no Auditório do Pavilhão do Alentejo, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que tem o Alentejo como Destino Nacional Convidado nesta edição.
Marcam presença o presidente da autarquia de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, Gonçalo Morais Tristão e a directora-executiva do CEPAAL, Filipa Velez.
Na sua visão, este é um importante momento por ser “um ponto de encontro para o sector olivícola nacional e que tem também vai buscar o olivoturismo, essencial para sensibilizarmos o público em geral para a importância do consumo de azeite de qualidade. Ainda para mais no dia de hoje, vamos ter toda a região do Alentejo representada por ser este ano ser a região convidada. Por essa razão vamos estar todos reunidos para promover e divulgar o programa da feira e do congresso”.
Alavancar o tema do olivoturismo e da Rota do Azeite do Alentejo, é outro dos principais objectivos para este ano da parte do CEPAAL, com sede em Moura, segundo Filipa Velez.
A encerrar a sessão está a chef Ana Pinto que irá apresentar um novo doce especialmente criado para a Feira Nacional de Olivicultura que tem o azeite alentejano como ingrediente principal. Flor Maior, assim se chama a iguaria que é uma celebração dos sabores e dos ingredientes da região.