“De Pequenino a Salvar Vidas” Juntou profissionais de saúde e alunos das escolas de Moura

Decorreu em Moura, entre 17 de janeiro e 19 de fevereiro, o projecto “De Pequenino a Salvar Vidas”. Uma iniciativa desenvolvida por um grupo de cinco enfermeiras (Esmeralda Cristo, Helena Encarnação, Liliana Chibito, Liliane Piedade e Tânia Abade) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), a exercer funções no Serviço de Urgência Básica de Moura, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Moura.
Este projecto incidiu em todos os alunos do 6ª ano de escolaridade, e como o próprio nome indica, tem o objectivo de promover a literacia na saúde incidindo na área de Suporte Básico de Vida (SBV), desenvolvido durante este período, coincidindo com o término do programa pedagógico sobre o sistema cardiovascular.

Segundo a Direção Geral de Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na Europa. Em Portugal, cerca de 35 mil portugueses morrem anualmente por doenças cardiovasculares. Posto isto, revelou-se pertinente a disseminação dos conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida.
A iniciativa comtemplou formação aos alunos em duas partes, a primeira composta pela componente teórica, utilizando o método expositivo do Algoritmo de SBV e a segunda parte com uma componente prática com recurso a manequins de SBV.
A Organização Mundial de Saúde demonstra que crianças a partir dos 10 anos possuem capacidade cognitiva e motora para aprender e executar manobras básicas de reanimação. Recomenda duas horas de treino em RCP – ressuscitação cardiopulmonar – anualmente o mais cedo possível, em escolas de todo o mundo.

As dinamizadoras do projecto realçaram que “o feedback dos alunos foi bastante positivo na aquisição de conhecimentos sobre manobras de reanimação cardiopulmonar.
Integrar o ensino de Suporte Básico de Vida no currículo do 6.º ano é uma medida estratégica para capacitar os jovens a actuarem em situações de emergência, promovendo uma sociedade mais preparada e resiliente. A implementação de programas educativos bem estruturados, aliados a metodologias interativas e práticas, é essencial para o sucesso desta iniciativa.”

Scroll to top
Close
Browse Tags