Pela primeira vez o Alentejo ultrapassou a fasquia das 3,2 milhões de dormidas e obtém o melhor resultado de sempre no que à actividade turística diz respeito, informou a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo de acordo com os dados do INE tornados públicos esta segunda-feira. “Houve um abrandamento da procura, mas em cima dos resultados de 2023 ainda crescemos no ano passado 4,2%, um resultado que nos coloca ligeiramente acima da média nacional”, afirma José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo e candidato à agência responsável pela promoção externa da região nas eleições de 31 de março.
Nos mercados externos, o responsável destaca a resiliência do mercado alemão e o crescimento acima da média nacional no que toca ao mercado norte-americano. O maior desafio para futuro é o mercado espanhol, que perdeu espaço na quota dos mercados internacionais. “A recuperação do mercado espanhol é uma das grandes bandeiras no nosso programa para a presidência da Agência Regional de Promoção Turística”, enfatizou o responsável pelos destinos do turismo do Alentejo. De realçar ainda o crescimento dos proveitos em 12%, bem acima das dormidas e a subida do RevPar (sigla para Revenue per Available Room, que significa Receita por Quarto Disponível).