A Fundação Galp lançou esta semana a primeira fase da edição de 2025 do programa de combate à pobreza energética “Vale Energia”, que pretende apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, através da disponibilização gratuita de garrafas de gás (GPL).
A iniciativa pretende distribuir 45 mil garrafas de gás doadas pela Galp, correspondendo a um orçamento de um milhão de euros em 2025. Esta é uma iniciativa promovida pela Fundação Galp em parceria com a ENTRAJUDA, entidade responsável por identificar as famílias em situação de carência económica e vulnerabilidade energética.

Na região do Alentejo, desde 2023, já foram distribuídas 4432 garrafas de gás, tendo sido apoiadas 103 instituições de solidariedade entre os vários distritos da região.
O programa pretende contribuir para mitigar a pobreza energética em Portugal, que continua a ser uma realidade preocupante, afectando quase 20% da população (vivem aproximadamente entre 1,1 e 2,3 milhões de pessoas em situação de pobreza energética moderada e entre 660 e 680 mil pessoas em situação de pobreza energética extrema, segundo estimativas da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050). Este cenário compromete não só a saúde e o bem-estar das pessoas, mas também o seu poder de compra e qualidade de vida.
O “Vale Energia” reforça assim o apoio àqueles que mais precisam, substituindo o programa “Galp Energia Solidária”. Na última edição, esteve presente em 207 concelhos e conta com o envolvimento de mais de 160 revendedores Galp.
A campanha deste ano decorrerá em duas fases: de 10 de fevereiro a 30 de abril e de 15 de outubro a 15 de dezembro.
As instituições de solidariedade social registadas na ENTRAJUDA devem inscrever as famílias que apoiam através de um formulário específico. Após a inscrição, são emitidos códigos para levantamento das garrafas que permitem às famílias trocar uma garrafa de gás vazia por uma cheia, sem custos, nos revendedores Galp aderentes, parceiros desta iniciativa de cariz social.