A União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração seria a única no concelho de Moura a desagregar-se, caso Marcelo Rebelo de Sousa tivesse aprovado o decreto.
Francisco Candeias, o presidente das freguesias em questão pronunciou-se à Planície. “Ele até tem um bocadinho de razão porque nós tivemos de entregar a documentação até dia 21 de dezembro de 2021 e só agora saiu a tão pouco tempo das eleições (Autárquicas). Acho que o processo devia ter começado mais cedo. Foram necessários três anos para ser ver quais as juntas que cumpriam ou não os requisitos, foi um excesso de tempo”.
Moura – União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo vai desagregar-se em 2025
O autarca admitiu que este não é um procedimento “nada fácil, em tão pouco tempo separar as freguesias, pelo menos na nossa não será por causa dos bens móveis que foram adquiridos. Eu não concordei com a decisão, mas compreendo, porque todos os partidos estiveram de acordo, menos a Iniciativa Liberal. Houve uma união dos partidos todos em desagregar as freguesias, mas devia ter sido há mais tempo”. O Presidente da República vetou o decreto e a decisão segue para a Assembleia da República.