Campanha “Taxa Zero ao Volante” registou 2477 acidentes e sete vítimas mortais

A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 4 e 10 de fevereiro e teve como objectivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.
Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira na realização de acções de sensibilização, complementando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

leia também
Burlas – GNR de Moura sensibiliza alunos da Universidade Sénior de Amareleja

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, foram sensibilizados 349 condutores e passageiros e fiscalizados em controlo de velocidade por radar 4,1 milhões de veículos, 3,7 milhões dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.
Em termos de fiscalização presencial, as Forças de Segurança procederam ao controle de 75,4 mil veículos.
Do total de 4,2 milhões de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 26,0 mil infracções, das quais 876 referentes à condução sob o efeito do álcool.
Das 876 infracções relativas à condução sob o efeito do álcool, 654 foram detectadas pela GNR e 222 pela PSP.

leia também
GNR de Moura recebe lancha de fiscalização de águas interiores

Nesta campanha, registou-se um total de 2.477 acidentes, dos quais resultaram sete vítimas mortais, 27 feridos graves e 684 feridos leves.
Relativamente ao período homólogo de 2024, verificaram-se menos 231 acidentes, igual número de vítimas mortais, menos nove feridos graves e menos 157 feridos leves.
As sete vítimas mortais, todas do género masculino, tinham idades compreendidas entre os 14 e os 69 anos.
Estes acidentes consistiram em duas colisões (que envolveram três veículos ligeiros e um velocípede), quatro despistes (que envolveram quatro veículos ligeiros) e um atropelamento (que envolveu um veículo ligeiro).
Esta foi a segunda das 11 campanhas planeadas no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano, serão realizadas mais nove campanhas, uma por mês, com acções de sensibilização e de fiscalização.

Scroll to top
Close
Browse Tags