A campanha “Associa-te” está de volta às escolas, reforçando a importância do associativismo estudantil como ferramenta de participação cívica e desenvolvimento de competências.
Ao longo dos próximos meses, serão realizadas sessões em várias escolas do país, proporcionando um espaço de sensibilização e diálogo entre técnicos/as do IPDJ- Instituto Português do Desporto e Juventude, estudantes, agentes educativos e jovens activos/as no associativismo estudantil.
O objectivo é esclarecer dúvidas sobre a constituição e funcionamento das associações de estudantes, incentivar a criação de novas estruturas e destacar os benefícios do envolvimento associativo, desde a promoção de iniciativas até à defesa dos interesses da comunidade estudantil.
No âmbito da campanha serão promovidas acções de capacitação de docentes motivados/as em apoiar os alunos e as alunas no desenvolvimento de iniciativas enquadradas no associativismo estudantil.
“O IPDJ está convicto que a campanha “Associa-te” vai inspirar uma geração de estudantes mais participativa, autónoma e empenhada na construção de uma escola mais inclusiva e activa”, afirma Paulo Santos, vice-presidente do Conselho Directivo do IPDJ.
A campanha deste ano traz, também, um reforço ao apoio às associações de estudantes através do programa “Associa-te”, que incentiva e valoriza a actividade das associações de estudantes do ensino básico e secundário, e a sua capacidade de desenvolver projectos/actividades que dinamizem a comunidade escolar, mobilizem e promovam a sociabilidade entre os/as alunos/as, sejam promotores de aprendizagens não formais, ou contribuam para a cidadania ativa e a participação cívica e democrática dos/as jovens.