As aldeias de Mesquita e Espírito Santo no concelho de Mértola estão mais perto de ter água por via do fornecimento público. Este é pelo menos o compromisso da empresa Águas do Algarve – Grupo Águas de Portugal, que informa em comunicado que “continua a dar passos significativos para melhorar o abastecimento de água” nas referidas aldeias. A entidade tenciona que o investimento “fique concluído tão breve quanto possível” e já procedeu à adjudicação da prestação de serviços para a elaboração do projecto de execução “para abastecimento de água à Mesquita e a Espírito Santo, localidades do concelho de Mértola”. O valor do investimento ascende a 1,5 milhões de euros.
Autarquias do Alentejo mobilizam-se pela disponibilidade de água na região
Além das Águas do Algarve, o protocolo de colaboração técnica foi firmado entre a empresa Águas Públicas do Algarve e o Município de Mértola.
Em paralelo, também serão lançados no 2.ºsemestre de 2025, os concursos públicos para o Reforço de abastecimento de água ao concelho de Alcoutim e o abastecimento de água ao Cerro do Enho, este último localizado no concelho de Castro Marim, perfazendo um investimento total de cerca de 6,7 milhões de euros.
Neste sentido, a empresa, “continuará a reunir esforços” para que o Sistema Multimunicipal gerido, fique dotado para o fornecimento de água em quantidade e qualidade a toda a zona mais Sotavento do Algarve, acrescido da disponibilização e abastecimento de água à parte Sudeste do Alentejo, da responsabilidade do Município de Mértola, investimento da ordem de 8,2 milhões de euros.