A edição de 2025 da Feira do Queijo do Alentejo realiza-se de 21 a 23 de fevereiro no Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa e o evento de hoje, antecipa a sua importância junto de Espanha com a apresentação no Consulado Geral de Portugal em Sevilha, pelas 19h30, hora de lá.
A relevância do certame não só no concelho, na região, mas além-fronteiras, confirma este interesse internacional, uma promoção que tem um significado especial para o presidente da autarquia, João Efigénio Palma. “Somos um concelho de raia, cada vez mais é importante a relação que temos com Espanha e também é importante a relação que eles têm no nosso comércio e indústria. Serpa está regularmente a ser visitada pelos vizinhos do outro lado da fronteira e entendemos que tendo em conta as distâncias e esse interesse pelo nosso país a nível da gastronomia e do que produzimos de bom, achámos que seria importante fazer a divulgação da Feira do Queijo do Alentejo no Consulado Português de Sevilha”. “Este é também um incentivo ao nosso comércio, alojamento e restauração”, considerou o presidente do Município.
Estarão em degustação todos os queijos produzidos no concelho, bem como queijadas, vinhos e mel, e o grupo “Os Alentejanos” terá a cargo a representação do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Está confirmada a presença do NERBE, de várias queijarias de Serpa e da Associação de Produtores do Queijo Serpa, tal como várias agências de viagens e órgãos de comunicação espanhóis.
Esta acção organizada em parceria pelo Município de Serpa, Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, Região de Turismo do Alentejo Ribatejo e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, visa atrair mais visitantes e turistas para a Feira do Queijo do Alentejo, sendo igualmente uma oportunidade para divulgar o concelho nas suas mais diversas vertentes.