A Resialentejo, empresa intermunicipal de Valorização de Resíduos do Baixo Alentejo, vai arrancar hoje, 3 de fevereiro, com mais uma iniciativa inovadora, de sensibilização ambiental: um Exit Room Ecológico, com o lema “Enigmas da Reciclagem”, e que estará situado nas suas instalações, no Parque Ambiental do Montinho, em Beja.
Reciclagem e compostagem – Resialentejo em primeiro lugar a nível nacional
Esta é uma actividade que mistura raciocínio, aventura e conhecimentos ambientais, em que os participantes terão de desvendar vários enigmas e mistérios, para encontrarem a porta de acesso para um ambiente melhor. A acção é dirigida aos alunos do 3º ciclo do ensino básico, dos Municípios de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.
Neste jogo em equipa, que permitirá também favorecer o trabalho colaborativo e as interações sociais, os alunos vão receber pistas e desafios que abordam a importância da separação de embalagens e biorresíduos, conduzindo à resolução de um conjunto de enigmas. Devido às suas características, os Exit Room Educativos ajudam os alunos a analisar problemas através de diferentes perspectivas, com uma componente física e multimédia.
A Resialentejo pretende continuar a contribuir para a consciencialização da comunidade, fomentando uma participação mais activa na separação e deposição selectiva dos resíduos.
Esta campanha insere-se no âmbito de uma candidatura ao projecto “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”, financiada pelo Fundo Ambiental.
A Resialentejo é a empresa que gere o Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos (RU) do Baixo Alentejo.