O ciclo de Conselhos Consultivos Regionais organizados pela Direcção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal avança para o Alentejo. Trata-se de uma ronda anual de reuniões por todo o País para dialogar com as suas estruturas regionais, partilhando as linhas-mestras da sua actuação e auscultar os anseios e expectativas destes organismos descentralizados.
Alentejo – Agricultores apelam à urgência da “renovação geracional no sector”
Este périplo foi iniciado no arranque da semana, no Ribatejo, em Coruche, já passou, entretanto, pelo Algarve e prossegue esta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, para a região do Alentejo, concretamente na Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, a partir das 10h00. Este ciclo de reuniões regionais tem como pano de fundo a comemoração dos 50 anos da CAP.
Neste encontro, será feito o ponto de situação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e da execução de fundos comunitários, assim como a análise do Orçamento do Estado para 2025. Em cima da mesa estará também, entre outros temas prementes para o sector, o balanço do surto de Língua Azul e a necessidade de as medidas e apoios anunciados necessitarem de revisão urgente para não excluírem a maioria dos produtores do acesso a estas medidas, como já exigiu a CAP em carta enviada ao Ministro da Agricultura e Pescas. A necessidade um plano de investimento para o armazenamento de água e o impacto do Acordo Mercosul para o sector agroflorestal nacional serão outros assuntos abordados.