Dark Sky Alqueva é um dos projectos apoiados pela Linha + Interior Turismo

O Observatório Oficial do Dark Sky Alqueva é um dos três projectos que vão ser financiados no âmbito da Linha +Interior Turismo, a par da Rota do Medronho e da Área de Serviço para Autocaravanas, com a assinatura dos contratos a decorrer hoje, 30 de janeiro, às 16h00, no Salão Nobre do Município de Almodôvar.

leia também
O desafio da Turismo do Alentejo “é continuar a crescer” no próximo ano

A sessão de hoje, organizada pelo Turismo de Portugal e pela Câmara Municipal de Almodôvar, é presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e conta com a presença do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do presidente da Câmara Municipal, António Mestre Bota e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.
O financiamento vai permitir ao primeiro destino turístico starlight certificado do mundo, “ampliar as salas do Observatório para fazer mais sessões e para investir mais na promoção, especialmente no mercado Americano e Asiático, grandes potenciais no nosso território”, declarou Apolónia Rodrigues, do Dark Sky Alqueva, situado na Cumeada, em Reguengos de Monsaraz.

A preocupação da responsável vai mais além, já que esta candidatura vem possibilitar “mais sensibilização, porque estamos sempre com o problema de ter de proteger o céu nocturno em Portugal, sendo este o melhor dos 11 concelhos que fazem parte”.
Melhorar a eficácia das sessões através de equipamento e de nova tecnologia, é outra das ambições do Dark Sky Alqueva, sempre com o objectivo de “desenvolver o destino e criar sinergias com uma rede oficial de parceiros adaptados ao destino astroturista”. Um projecto em franca expansão que é também uma oportunidade de desenvolver o turismo e a economia da região.

Este é já um dos destinos mais procurados com uma média de visita de 66% de estrangeiros oriundos dos Estados Unidos da América, Alemanha, Reino Unido e Países Baixos, complementados com cerca de 33% de portugueses que o procuram.
“Em média por ano, visitam-nos 27 nacionalidades especificamente para fazer observação nocturna”, descreveu Apolónia Rodrigues, em que cada sessão comporta à volta de 15 pessoas, com o recurso de três guias que desempenham o trabalho, com a aposta de mais um durante o verão.
O Observatório Oficial do Dark Sky Alqueva vai ser agora financiado pela Linha +Interior Turismo.

Scroll to top
Close
Browse Tags