Serpa – Feira do Queijo do Alentejo com 160 expositores este ano

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro realiza-se a 24.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, com entrada livre.
Está prevista a participação de cerca de 160 expositores, entre produtores de queijo, enchidos, mel, doçaria, artesanato, tasquinhas, criadores de ovinos e stands institucionais de entidades regionais, informou a Câmara Municipal de Serpa em nota de imprensa.
60 stands de queijos, portugueses e espanhóis, marcarão presença em Serpa – queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca e mistura, requeijão, almece, queijos frescos, amanteigados, curados, curados atabafados – entre eles queijos de Serpa, Évora, Serra da Estrela e Castelo Branco, alguns com certificação DOP – Denominação de Origem Protegida, bem como Queijo Biológico certificado e queijos premiados em concursos internacionais.

Destaca-se a realização de actividades lúdico-pedagógicas para o público escolar, no dia 21, ligadas à valorização do Património Natural, e elaboração de trabalhos manuais com lã que estimulem a criatividade e a imaginação das crianças.
No dia 22 decorrerá o colóquio “Queijo Serpa do Fabrico Tradicional à Inteligência Artificial”. Irá ser abordada a importância da tecnologia na preservação da tradição do Queijo Serpa DOP, ao nível da transição energética, a segurança alimentar e a valorização comercial. O encontro pretende capacitar os empresários para a utilização de um aplicativo móvel, facilitador de tomada de decisões informadas, “garantindo os padrões de excelência do Queijo Serpa enquanto Queijo Inteligente”, assegurou a autarquia. Haverá também provas comentadas de queijo, uma acção organizada em parceria entre a Associação de Produtores do Queijo Serpa e o Instituto Politécnico de Beja, incluídas no projecto “Q.I. 4.0 – Queijo Serpa DOP a Inteligência Artificial na Produção Artesanal”.

No dia 23 realiza-se a iniciativa “Roteiro Sensorial Pão Pão Queijo Queijo”, que pretende proporcionar uma experiência imersiva e sensorial, combinando a degustação de queijos com a exploração de diferentes sentidos – paladar, visão, olfato, tato, e até audição. Ao longo do Roteiro, uma “Guia do Queijo” irá partilhar curiosidades sobre a história e a produção dos queijos, permitindo aos participantes conhecer mais sobre as técnicas de fabrico e as especificidades de cada tipo, contribuindo para a literacia alimentar e a satisfação da curiosidade dos apreciadores de queijo.
Realizar-se-á igualmente o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, como forma de promover e divulgar os melhores queijos desta edição, encontrando-se aberto a todos os produtores de queijos presentes, num total de 12 categorias: Queijo Serpa DOP, queijo de ovelha cura prolongada (maior que 60 dias de cura), queijo de ovelha cura normal (menor de 60 dias de cura), queijo fresco de cabra, queijo de cabra curado, queijo de cabra curado atabafado, queijo de vaca, requeijão, inovação, almece/atabefe/travia, queijos com cultura de superfície e queijos de vaca e de mistura (menor que 60 dias de cura).

Ao longo da Feira decorrerão iniciativas nas áreas da agropecuária e pastorícia, como oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, exposição e demostrações de tosquia de ovelhas, o concurso de ovinos da raça Ile de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, workshop e demonstração de cães de pastoreio e demonstrações de artesanato ao vivo.
No Pavilhão das Tasquinhas, para além dos petiscos típicos, haverá animação musical, espectáculos de sevilhanas e actuações de Cante Alentejano pelos grupos corais do concelho.
A Feira do Queijo do Alentejo representa a afirmação da região enquanto destino de grandes eventos ligados à identidade cultural, pensados para atrair visitantes e turistas, e uma oportunidade para divulgar o concelho nas suas mais diversas vertentes.

A Feira do Queijo do Alentejo é uma organização do Município de Serpa e da Comissão Promotora, composta por Associação de Produtores do Queijo Serpa, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ESA IPBeja – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, ACOS – Associação de Agricultores do Sul, DRAPAL – Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, Confraria do Queijo Serpa, Rota do Guadiana ADI, EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Escola Secundária de Serpa e Friserpa. Conta com a colaboração da ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, o apoio das Juntas e Uniões das Freguesia do concelho de Serpa e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola.

Scroll to top
Close
Browse Tags