Baixo Alentejo – Municípios mantêm dispositivo de alerta devido à Depressão Hermínia

A tempestade Hermínia que chegou este domingo a Portugal e colocou em alerta vermelho o Norte, o Centro do país e Espanha, com chuvas fortes e ventos que poderão ultrapassar os 110 km/hora, parece não dar tréguas.

No distrito de Beja, de acordo com o Serviço de Protecção Civil, “está tudo tranquilo”, reportou à Planície o Comandante Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Baixo Alentejo, Carlos Pica. “Felizmente cá para baixo não tem havido nada de maior. Apenas quando a intensidade pluviométrica é maior do que os escoamentos e nestes casos, há constrangimentos de alguma inundação ou algo do género, mas que só se resolve depois da pluviosidade baixar a sua intensidade e o escoamento resultar. No nosso distrito não temos nenhuma ocorrência de relevância a registar”.

As precauções para os próximos dias mantêm-se. “Nós estamos em articulação permanente enquanto patamar intermédio e a acompanhar toda a monitorização que é feita pelo Comando Nacional de Protecção Civil, em briefings diários com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Recebemos as previsões que se avizinham para as horas e dias seguintes e fazemos uma articulação que é excelente, com os Serviços Municipais de Protecção Civil e todos os Municípios têm implementado um dispositivo de reforço para caso seja necessário, poderem responder da melhor forma. Há uma articulação interinstitucional e há que relevar todo este trabalho de equipa acima de tudo”, referiu Carlos Pica.
Para esta quinta-feira, dia 30, segundo o IPMA, o distrito passa para alerta vermelho.

Scroll to top
Close
Browse Tags