Nesta sessão realizada no dia 15 de janeiro no anfiteatro da Escola Superior Agrária, foi apresentada a visão estratégica definida pelo IPBeja para a Herdade do Outeiro situada no concelho de Alandroal. Centrada na transformação de uma parte da extensa propriedade num polo de Investigação, Desenvolvimento e Inovação competitivo na resposta a desafios globais da “Agricultura do Futuro”, totalmente alinhada com as políticas e estratégia definidas pela União Europeia.
IPBeja – Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudante Internacional
O estudo apresentado é composto por seis secções principais e inclui as capacidades actuais da Herdade do Outeiro, seguida da abordagem metodológica, da Estratégia 2030 e do Plano Operacional, bem como dos mecanismos de monitorização e avaliação do cumprimento dos indicadores.
O estudo identificou onze domínios temáticos que reúnem competências e conhecimentos científicos e tecnológicos fundamentais para posicionar a Herdade do Outeiro como um centro de excelência em I&D – Investigação e Desenvolvimento voltado para a “Agricultura do Futuro”.
Os domínios temáticos identificados foram Prado, Biodiversidade, Produção, Sistemas Alimentares sustentáveis, Nutrição e Saúde, Floresta, Energia, Alterações climáticas e sustentabilidade, Turismo e cultura, Empreendedorismo e formação e Digitalização. O estudo está estruturado em três fases e prevê a realização até 2030 de investimentos com impacto social e ambiental mensurável (medido) no território de 15 milhões de euros, maioritariamente suportados em instrumentos de financiamento obtidos de forma individual ou em cooperação com outras organizações.