“Capitães da Esperança” Projecto de arte dedicado aos Bairros das Pedreiras e da Esperança em Beja

“Capitães da Esperança” é o nome do projecto que está a ser desenvolvido pela Associação Ressurrectos em parceria com o Centro Social, Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança, com particular relação com o Shave E9G, projecto candidatado por esta IPSS ao Programa Escolhas e que foi o único aprovado no Alentejo.
O nome sugestivo e que “fica no ouvido” remete para a arte participativa que vai acontecer em simultâneo nas comunidades dos Bairros das Pedreiras e da Esperança, em Beja, com a primeira oficina prevista para iniciar na próxima semana.

Numa primeira fase, vai envolver crianças e jovens em diversas oficinas de criação artística de curta duração, em que o resultado de cada uma é a base para a oficina seguinte, remete a nota de imprensa. A coordenação do projecto conta com a presença de artistas e criadores locais, entre eles, Margarida Santos, João Maia, Filipe Nunes Branco, Cristina Matos e Ana Ademar, sendo que a primeira oficina terá início ainda este mês de janeiro e contará com o saber e criatividade da contadora de histórias e mediador de leitura, Cristina Taquelim. “Chama-se “Capitães que Contam Histórias” e resultará na criação da história que será o mote de todas as outras oficinas: produção musical, escrita de canções, vídeo, radionovela, street art e do espectáculo final”, menciona a coordenação.

leia também
Hoje tem lugar apresentação do projecto “HEROES” no IP Beja

Paralelamente, tem a intenção de aproximar estas crianças e jovens ao centro da cidade de Beja, em especial dos equipamentos culturais e da programação que estes têm para oferecer. Assim como fornecer pistas para possíveis percursos profissionais.
“A ideia é que no final disto tudo, tenhamos um espectáculo de rua multidisciplinar, que agregue crianças, jovens e pessoas de outras faixas etárias”, explicou Ana Ademar, uma das impulsionadoras do projecto, actriz e formadora.
O projecto “Capitães da Esperança” é financiado pelo Artes e Periferias, um apoio resultante da parceria entre a Direcção Geral das Artes e a AIMA – Agência para a Integração Migrações e Asilo.

Scroll to top
Close
Browse Tags