A Entidade Regional do Turismo do Alentejo (ERTA) congratula-se por o Alentejo ter sido eleito 9.º melhor destino gastronómico do mundo pelo guia TasteAtlas, resultando de reviews (comentários) e das preferências pelos cibernautas. Este reconhecimento enquadra-se nas diversas iniciativas estratégicas de promoção à gastronomia alentejana, reforçando o apoio a restaurantes locais e a valorização dos produtos e pratos típicos que são ícones da região. “A gastronomia tem sido um dos pilares centrais da ERTA, como parte da estratégia para fortalecer a afirmação e dinamização turística do Alentejo. A valorização da culinária regional tem sido uma alavanca crucial para a região se destacar nos mercados internacionais, resultando neste importante reconhecimento global”.
José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, destacou que em 2024, a Entidade “intensificou o apoio à gastronomia alentejana com o objectivo claro de consolidar a preferência crescente dos turistas pela nossa região. Este reconhecimento é um passo fundamental na nossa estratégia, e embora haja ainda muito a conquistar, acreditamos que esta distinção abre novas oportunidades para a gastronomia alentejana se afirmar mundialmente”.
Neste âmbito, têm sido promovidas uma série de iniciativas focadas na celebração da culinária alentejana, incluindo eventos como o ‘Food Love Fest’, que em 2025 terá a sua segunda edição, reforçando o compromisso contínuo da Entidade em promover a gastronomia como um dos principais pilares do desenvolvimento turístico e económico da região.
Para o presidente, “este prémio não só destaca a gastronomia alentejana como um dos maiores atractivos da região, mas também sublinha o impacto positivo que ela tem na economia nacional, alinhando-se perfeitamente com a nossa estratégia de promover o Alentejo como um destino turístico de excelência”.
A Entidade Regional do Turismo do Alentejo consolidou que o Alentejo continua a apresentar “indicadores de crescimento turístico sólidos e sustentáveis, com uma significativa diminuição da sazonalidade e uma procura crescente, particularmente nos mercados internacionais”.
É hoje uma referência em turismo e esta valorização vem consolidar a posição da região no cenário global com a sua “rica tradição gastronómica”.