A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista, em nota de imprensa, salienta “o inicio de duas intervenções estruturais e há muito ambicionadas para o desenvolvimento da região: a abertura do aviso de concurso destinado à modernização, requalificação e eletrificação da ferrovia, na Linha do Alentejo (troço Casa Branca-Beja), enquadrado no Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) e; por outro lado; a assinatura do auto de consignação da obra do IP8, no troço Ferreira do Alentejo e Beja, com a construção de uma variante a Beringel.”
Assinatura do auto de consignação do IP8 na ligação entre Ferreira do Alentejo e Beja
Os socialistas do Baixo Alentejo referem que na ferrovia “o aviso de concurso foi previamente garantido, nos oitos anos de governação do PS, o projecto da obra e, por outro lado, foi conseguida a garantia de financiamento com cerca de 80 milhões de euros de fundos comunitários, nomeadamente através do Alentejo 2030.”
Na informação destacam ainda que o Partido Socialista “não vai deixar cair a ligação da ferrovia ao Aeroporto de Beja, comprometendo-se a lutar também pelo restabelecimento da ligação ferroviária estratégica entre Beja e a Funcheira.”
Em relação à assinatura, no dia 6 de janeiro, do auto de consignação da obra no IP8, no troço entre Ferreira do Alentejo e a cidade de Beja, o PS vê como um facto “muito positivo”.
“Para chegar a esta consignação foi necessário garantir o respetivo envelope financeiro através do PRR e, por outro lado, foi necessário preparar todo o projecto que permite que esta obra seja agora uma realidade”, explicou Nelson Brito, Deputado do PS e presidente da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista.
Mostrando ainda que “a satisfação não está completa e, por esse motivo, continuamos a exigir que a requalificação do IP8 se estenda até Ficalho e que a região possa vir a ser servida pela tão aguardada auto estrada.” Referiu o comunicado socialista.