Língua azul – Governo financia mais de 385 mil doses de vacina

O Governo financiou 385.050 doses de vacina contra o serotipo 3 do vírus da língua azul, num montante que ultrapassa os 982.318 euros, especialmente nos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Castelo Branco, segundo dados da Lusa.
Em nota enviada à Lusa, o Ministério da Agricultura refere que “com a autorização da vacinação voluntária no final de setembro de 2024, a adesão foi significativa. Até ao momento, foram financiados todos os pedidos efectuados até 31 de dezembro e que correspondem a 385.050 doses de vacina, num montante total de 982.318,62 euros”. A execução financeira da subvenção atribuída está em 97,6%.

leia também
Doença da “Língua Azul” afecta produtores de ovinos do concelho de Moura

Para financiar a vacinação, o Governo disponibilizou em 2024 um milhão de euros, às organizações de produtores, com os custos totais de aquisição pagos a 34 organizações.
O apoio, de acordo com a Lusa, chegou a 14 distritos de Portugal continental (onde foram registados casos da doença), destacando-se, com o maior número de doses financiadas, Portalegre, Évora, Beja e Castelo Branco.
Em dezembro de 2024, o parlamento aprovou um projecto de resolução do Partido Socialista para uma campanha de vacinação contra a doença da língua azul.

A iniciativa aprovada com os votos a favor do PS, BE, PCP, Livre e PAN, a abstenção do Chega e o voto contra do PSD, IL e CDS-PP, recomenda ao Governo que avance com medidas de apoio financeiro aos agricultores para fazer face aos prejuízos causados pela doença.
Os últimos dados relativos ao serotipo 3 reportados no final de outubro do ano passado, indicam que foram contabilizadas 41 explorações de bovinos afectadas e 102 animais, sem mortalidade. No caso dos ovinos, somam-se 238 explorações, 11.934 animais afectados e 1.775 mortos.

Scroll to top
Close
Browse Tags