“Noite de Reis” celebra-se no Alentejo

A tradicional Noite de Reis, com os bonitos cânticos das Janeiras, são uma expressão cultural que se ouve um pouco pelo Alentejo como sinal de celebração, união e partilha e tem hoje um significado muito especial com o Cante Alentejano reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade nestes 10 anos de vida.

Por cá, tal como acontece todos os anos, a União de Freguesias de Moura e Santo Amador organiza amanhã, dia 6 de janeiro, o Cântico aos Reis, com o grupo “Encante”, às 21h00, no Castelo Encantado, em Moura e com a partilha comunitária de Bolo Rei. O evento previsto para acontecer este domingo, dia 5, foi adiado devido ao mau tempo.
Em Amareleja, a Junta de Freguesia, convidou a população para cantar hoje, domingo, as Janeiras, com a concentração/ensaio às 19h00 no salão da Junta de Freguesia de Amareleja e a saída às 20h00 para percorrer as ruas da vila. “Vamos manter vivas as nossas tradições”, é este o mote da convocação.

O Cante aos Reis em Pias, vai ouvir-se também neste dia com as vozes do Grupo Coral Feminino, “As Ceifeiras de Pias”. O programa está relacionado com as festividades da data.
Também Mértola, em colaboração com as freguesias do concelho, antecipou o Cante das Janeiras para as 16h00 de hoje, dia 5, com Celina da Piedade e um percurso pela vila com o propósito de perpetuar o legado deste costume. Os temas têm vindo a ser preparados pela artista e pelo Grupo Comunitário de Artes Performativas de Mértola.

Scroll to top
Close
Browse Tags