Orçamento de Serpa aprovado com aumento de 11%

As Grandes Opções do Plano para o último ano do mandato de João Efigénio Palma e o Orçamento para 2025 foram aprovados em reunião da Assembleia Municipal, realizada a 27 de dezembro, em Serpa.
O Orçamento do Município para o ano 2025 apresenta uma dotação global de 36.225.713 euros, mais 3.682.756 euros (11,32%) do que o apresentado na proposta de 2024. Prevê receitas correntes que ultrapassam os 26 mil euros e receitas de capital superiores a 9 mil euros. O documento contempla despesas correntes igualmente superiores a 26 mil euros e despesas capitais no montante de quase 9 mil e 900 euros.

leia também
Presidente de Serpa deu a conhecer à CDU os motivos de não se recandidatar

O Plano de Actividades para 2025, de continuidade à semelhança dos anteriores, foca-se em três grandes eixos estratégicos: qualidade de vida e coesão social e territorial, forte identidade e gestão municipal ao serviço da população, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das populações e de promover o desenvolvimento sustentável do concelho.
As prioridades definidas incluem a valorização de todas as localidades, a melhoria das condições dos espaços e equipamentos públicos, a requalificação da rede viária, a melhoria da mobilidade urbana, a optimização da gestão de resíduos, água e saneamento básico, a promoção do turismo cultural e de natureza, a salvaguarda patrimonial, a promoção dos produtos endógenos e tradicionais de qualidade, bem como da cultura e tradições locais.

A revisão do Plano de Pormenor e Salvaguarda do Núcleo Histórico de Serpa e da REN – Reserva Ecológica Nacional, a criação de novos lotes para habitação, a requalificação da Escola Secundária de Serpa e o projecto de melhoria da eficiência energética da Zona Industrial Agroalimentar de Serpa encontram também destaque nestas Grandes Opções do Plano, inseridas em contextos alargados de melhoria contínua dos sectores da sustentabilidade ambiental, da educação, da acção social e da economia.

A defesa de serviços públicos essenciais e políticas centrais promotoras de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da saúde, da educação e da justiça está igualmente inserida neste Plano, tal como o aumento da capacidade financeira das autarquias locais, com vista a contribuir para dotar o concelho de melhores condições para os residentes e a criar maior atratividade conducente à atracção de novos habitantes e à fixação de pessoas.

Scroll to top
Close
Browse Tags