Neste primeiro dia de janeiro, é importante referir em traços gerais os projectos que marcaram Moura em 2024 e quais as prioridades para 2025, propostas que se complementam de ano para ano. O presidente Álvaro Azedo evidenciou não só as obras “porque é o que chama mais a atenção”, mas acima de tudo a “presença impactante que o Município tem na vida da comunidade, quer na área da educação, quer na acção social e através das nossas medidas que temos vindo a consolidar, este é um Município que se preocupa e que cuida da sua comunidade”.
Projectos da EDIA para 2025 – Arranque do Bloco de Rega de Moura previsto para maio
Por outro lado, os objectivos propostos para 2024 “com o desenvolvimento de várias intervenções”, são para o presidente da Câmara, a “prova cabal que este Executivo se compromete e cumpre e isso para nós, é de facto muito importante”. “Há investimentos que neste momento estão em curso e que começaram em 2024, como a empreitada de construção da Casa Mortuária de Póvoa de S. Miguel e a empreitada da Esplanada Mercedes que já foi adjudicada, em Amareleja”, referenciou.
Também no âmbito dos edifícios que fazem parte de Moura, mas que pertencem ao Estado, como é o caso da Esquadra da PSP em que houve a necessidade de um “acréscimo do montante disponível para a empreitada” e no caso do Centro de Saúde de Moura, o autarca realçou esse trabalho conjunto que é feito com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
Moura – Já são conhecidos os 4 projectos vencedores do Orçamento Participativo
Focou ainda o trabalho distribuído pelas freguesias do concelho, com a obra de algumas calçadas em Safara e em Santo Aleixo da Restauração e “mais intervenções a esse nível em 2025. Temos também a beneficiação de arruamentos e pavimentações no concelho que já foram adjudicadas que contemplam a Póvoa de S. Miguel, a Estrela e Moura, particularmente o Bairro da Salúquia”.
No trabalho e no planeamento contínuo, mencionou o PDM – Plano Director Municipal que está em “fase de conclusão de revisão, o qual muita gente colaborou” e outros igualmente importantes. “A requalificação paisagística da Avenida dos Bombeiros, os projectos de requalificação do Centro Escolar Norte, de remodelação do piso 0 do Mercado Municipal de Moura que vai ser mercado e Balcão Único do Município, da Variante Circular de Moura, a UP3, e o projecto do Pavilhão Multiusos de Moura”.
Como conclusão, deixou claro que nas Grandes Opções do Plano e no Orçamento para 2025, o actual Executivo teve a preocupação “que decorre da lei e da nossa vontade em ouvir as propostas da oposição, do PCP, do CHEGA, dos presidentes de Junta de Freguesia e da vereadora independente e construímos este processo com a opinião das pessoas. Houve propostas que nos chegaram e umas conseguimos obviamente validar porque eram já preocupações nossas e estavam incluídas na planificação para 2025; outras, salvo ligeiras diferenças quanto à forma”. “O que é certo é que é um bom plano e um bom orçamento que dá resposta às preocupações de todos, o que para nós é motivo de orgulho. É consistente, dá resposta às preocupações e necessidades do Município e essa é a principal marca para 2025. Consistência, execução e capacidade para perceber os desafios que temos para um futuro próximo. E salvaguardar sempre que o Município é a sua sede de concelho e as suas freguesias”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, no balanço de 2024 e nas propostas para o próximo ano.