A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo prevê, de acordo com uma amostra do sector hoteleiro criada para o período festivo, uma ocupação para já, acima dos 50% no ano novo, números que ainda podem aumentar com as reservas feitas em cima da hora. “Em regra, a passagem de ano é sempre boa para a hotelaria do Alentejo”, referenciou o presidente da ERT, José Santos.
Assinalou que do painel representativo, “70% dos inquiridos que responderam, confirmam que vão ter nas suas unidades hoteleiras um final de ano melhor do que em 2023. Temos para já, uma perspectiva de estimativa de ocupação vendida que ultrapassa os 75%, em média na região. Há zonas muito típicas do Alentejo que enchem e ficam com uma ocupação muito próxima dos 100%, como é o caso de Évora”, declarou.
É por isso um período de grande confiança para a hotelaria da região, com uma época que trás sempre muita gente para cá, também de fora do país. “Temos cada vez mais estrangeiros a passar o ano no Alentejo. Mais turistas espanhóis, brasileiros, norte-americanos e alemães. Obviamente os portugueses continuam a ser predominantes”, corroborou José Manuel Santos.