Entrevista de Natal com D. Fernando Paiva, Bispo de Beja

D. Fernando Paiva, recebeu a Planície na Sede Episcopal de Beja para uma conversa de reflexão e ponderação. O Natal como o renascer da esperança na Humanidade, a “renovação” da Igreja Católica, as difíceis respostas sociais do concelho e como é que se caracteriza, foram algumas das questões a que respondeu.

De voz calma e com a certeza do sentido das palavras, o chefe espiritual da Diocese de Beja, contou-nos que tem sido uma descoberta feliz a que tem feito na região, “de gente muito acolhedora e amiga”, mas de muitos desafios que ainda está a descobrir na comunidade bejense. Um deles e sem surpresa, é a de uma terra com “com uma prática dominical baixa”, pensamento que desenvolve durante a entrevista. Para já, quer organizar “a casa”, “a igreja, as estruturas e a comunicação”. Por outro lado, a falta de recursos humanos, é mais um estímulo a combater e é para isso que trabalha diariamente.

No seu percurso profissional, foi docente, profissional liberal na área de Engenharia e passou pela vida militar. Na vida sacerdotal entrou já com mais de 30 anos, mas todas as experiências que viveu são hoje “uma mais valia para fazer face aos muitos desafios que tenho em mãos”, declarações de D. Fernando Paiva. A esperança é a palavra de ordem na Mensagem de Natal deixada à comunidade.

Scroll to top
Close
Browse Tags