Decorre esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, a sessão de apresentação dos planos de acção dos projectos PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, no âmbito do programa regional Alentejo 2030. A cerimónia terá início às 10h00 e será realizada na Herdade da Rocha, no Crato. Com estas acções, “espera-se consolidar as potencialidades do Alentejo, não apenas como um destino turístico, mas também como uma região inovadora e dinâmica, capaz de atrair investimento e gerar novas oportunidades para os seus habitantes”, declarou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Serão apresentados os planos de acção dos projectos ALQUEVA + Inovador – Valorização do Recurso Endógeno “Água-Alqueva” – Uma estratégia para a área de influência do EFMA; EEC PROVERE – Território Regenerativo: Agrofloresta Multifuncional; ENOTUR – Enoturismo do Alentejo e Ribatejo; GUARDIÕES Alentejo – Acção Climática para a valorização do recurso endógeno Ecossistema Ambiental; PROVERE 2030 “Montado de Sobro e Cortiça – Um Território Colectivo a Valorizar”; ID Sudoeste – Rota Vicentina + SERRA D´OSSA – “Recursos Naturais e Ecossistema”.
![](https://j.planicie.pt/wp-content/uploads/2024/12/programa_provere_alentejo2030-724x1024.jpg)
Os projectos PROVERE têm como principal objectivo a valorização e promoção dos produtos endógenos das regiões onde são implementados, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do património local. Além disso, representam uma oportunidade única para potenciar a competitividade regional, reforçando a identidade cultural e económica das comunidades envolvidas.