“Do Campo ao Copo”, o novo projecto Europeu de formação de jovens na área da destilação, financiado pelo programa Erasmus, conta com a participação da ADC Moura – Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura. O Distil’inno visa essencialmente incentivar a criatividade e o espírito de iniciativa entre os jovens de escolas agrícolas europeias (Aquitânia e Provença-Alpes-Costa Azul/França, Alentejo/Portugal, Sardenha/Itália), tendo por base o aproveitamento inovador e sustentável dos recursos naturais locais através de técnicas de destilação (álcool ou perfume).
“Trata-se de desenvolver produtos, projectos e protótipos no sector da destilação para cosméticos e alimentos, com elevado potencial de empregabilidade e inclusão”, descreve a ADC Moura.
Esta semana, a ADCMoura reuniu em Bordéus, nos escritórios da ANNA-Agence de l’Alimentation Nouvelle-Aquitaine, para planear as actividades inseridas no projecto “Do Campo ao Copo”, financiado pelo programa Erasmus, e preparar uma candidatura ao programa Interreg Sudoe (construção e gestão de projectos).
As actividades previstas incluem por um lado, contactos com o mundo da destilação, através de visitas a empresas e, por outro, a criação de laboratório de inovação dedicado à experimentação, colaboração e criação de soluções inovadoras em cada uma das escolas profissionais, entre outros pontos. O evento final de apresentação, promoção, partilha e disseminação dos resultados do trabalho realizado pelos estudantes durante o projecto, iniciou em setembro deste ano e termina no final de agosto de 2027.