A Cáritas Diocesana de Beja promove hoje, 12, uma Marcha Pública pela PAZ que percorrerá alguns dos espaços e vias públicas da cidade de Beja, com início pelas 17h00, junto à Sé Catedral de Beja e o seu término no Jardim do Bacalhau. Esta iniciativa, cuja instituição apela ao envolvimento de toda a comunidade, contará com a participação de várias religiões e pretende “sensibilizar e promover os valores da PAZ, relembrando e reafirmando que a construção da Paz é um processo lento e paciente que requer a coragem e o compromisso prático de todas as pessoas de boa vontade que se preocupam com o presente e o futuro da humanidade e do planeta”.
A par desta caminhada, a Cáritas tem a decorrer desde 14 de novembro, “Dia Mundial dos Pobres”, a campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” e que propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros. Todos os que quiserem aceitar esta proposta da Cáritas poderão adquirir a sua vela na Diocese de Beja nas paróquias aderentes, nas lojas Pingo Doce, ou na Loja de Proximidade situada na Praça da República, junto à Igreja da Misericórdia, em Beja. Também via online através do site da Cáritas Portuguesa.
As verbas angariadas através da iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” são anualmente canalizadas para dois objectivos de carácter nacional e internacional: 65% da verba para o Fundo de Emergência Social Diocesano de forma a suportar o pagamento de despesas básicas de pessoas e famílias que recorrem à instituição. Os restantes 35% serão aplicados pela Cáritas Portuguesa em projectos de resposta ao impacto das alterações climáticas no bem-estar e sobrevivência das populações mais vulneráveis, nos países lusófonos.