As Comissões Coordenadoras da Coligação Democrática Unitária (CDU) dos Concelhos de Beja e de Serpa anunciaram ontem ao final da tarde, em nota de imprensa, os candidatos a presidente de Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 2025.
No concelho de Serpa, a CDU comunicou como candidato João Dias, de 51 anos, natural do Concelho de Serpa. Enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação, professor assistente convidado na Universidade de Évora, na Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny.
Licenciado em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Beja, possui uma pós-licenciatura em Enfermagem de Reabilitação e uma Pós-graduação em tratamento de feridas e viabilidade tecidular.
Militante do Partido Comunista Português, e membro da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, João Dias foi deputado à Assembleia da República entre 2018 e 2024, tendo assumido os cargos de Vice-Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Vice-Presidente da Comissão de Saúde e membro do Conselho de Administração da Assembleia da República.
A Candidatura da CDU à autarquia de Serpa, “assume-se na continuidade do trabalho e intervenção da CDU à frente dos destinos do concelho desde a Revolução do 25 de Abril, sempre ao serviço das suas populações”, referiu a nota de imprensa. Destacou ainda que é “uma aposta de renovação que dá continuidade ao projecto, à visão e às propostas da CDU e que pretende aprofundar ainda mais uma gestão democrática, de proximidade e inovadora, que respeita e valoriza os trabalhadores da autarquia, que pretende elevar o desenvolvimento do concelho a novos patamares nas mais diversas áreas e continuar a projectar Serpa na região Alentejo.”
Já no concelho de Beja, o cabeça de lista da CDU é Vítor Picado, de 47 anos, natural de Beja, Freguesia de Cabeça Gorda, é licenciado em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Pólo de Beja. Possui uma pós-graduação em Psicologia da Educação na área de Especialização de Necessidades Educativas Especiais, pelo Instituto Politécnico de Beja e Universidade do Algarve. Militante do Partido Comunista Português e membro da Comissão Concelhia de Beja do PCP, Vitor Picado é actualmente vereador da Câmara Municipal de Beja eleito pela CDU. Desde 2017 assume funções de Secretário-Geral da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), estrutura intermunicipal que ao longo deste mandato tem concretizado importantes projectos como a implementação da recolha selectiva porta-a-porta de resíduos urbanos; a construção da Central de Valorização Orgânica de Vila Ruiva; acções de comunicação e sensibilização no território, entre outros.
Segundo a nota de imprensa, “Vítor Picado é um autarca com uma larga experiência. Foi eleito no Executivo da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda entre 2005 e 2009. De 2009 a 2013 integrou a Câmara Municipal de Beja em regime de não permanência. Entre 2013 e 2017 exerceu as funções de vice-presidente da Câmara Municipal e, desde 2017 é vereador em regime de não permanência”. Com mais de duas décadas dedicadas ao poder local democrático, “tem um diversificado percurso de intervenção no movimento associativo. Foi membro da direcção da Casa do Povo de Cabeça Gorda; foi presidente da Delegação do Sul da Comissão Nacional dos Organismos dos Deficientes – C.N.O.D.; integrou a Direcção do Clube Recreativo e Desportivo de Cabeça Gorda – “Ferróbico”, onde desempenhou funções de Presidente da Direcção;
A Candidatura da CDU à Câmara Municipal de Beja, cujo candidato a presidente de Câmara agora se anuncia, “assume-se como a verdadeira alternativa a uma gestão do Partido Socialista cada vez mais distante das populações e dos interesses do concelho, sem rumo e visão para o seu desenvolvimento”, reportou a CDU.