Nesta quadra festiva, viajamos pelo símbolo mais importante da época, o presépio, o que representa o nascimento de Jesus Cristo. Esta arte tem um significado muito especial para a artesã de Moura, Ana Paula Rodrigues, conhecida por Nana. Foi em 2019, quando perdeu o emprego, que começou a dedicar-se a este hobby e que hoje “é um complemento (financeiro) muito importante” na sua vida.
Todos os anos nesta altura está presente aos fins de semana no Mercadinho de Natal, no Castelo Encantado, em Moura, onde expõe para venda esta representação religiosa. Sob a assinatura “Artesanato criado com as mãos moldado com o coração”, estas obras são a sua maior paixão. “É o que mais gosto de fazer e vendo muito bem nesta altura, porque há pessoas a fazer colecção e os pedidos são mais, embora também faça outras imagens religiosas”, observou. “Todos eles têm o meu traço, mas são todos diferentes”. E, quando se funde a religião com o futebol, então as peças são ainda mais criativas. “Os presépios do Benfica, do Sporting e do Porto só faço por encomenda e é mais para as famílias levarem para o estrangeiro”, contou Nana. Já o público de fora, o que visita os mercadinhos, “aprecia muito este tipo de artesanato”.
![](https://j.planicie.pt/wp-content/uploads/2024/12/1-1024x632.jpg)
Na elaboração das peças, Ana Paula Rodrigues usa a chamada massa biscuit ou porcelana fria e se a estrutura for pequena, é capaz de demorar uma tarde para a concluir. Contudo, o tempo que dedica a cada uma “é relativo”, já que tem que ter sempre três deles em “linha de montagem porque demoram a secar”. No entanto, “as peças mais pequenas e abstractas demoram mais tempo isto porque tenho de ver expressão e rosto nessas peças”, revelou.
Depois de concluídos e apreciado cada detalhe, os presépios da Nana estão prontos para serem comercializados e sem pena de se desapegar dos mesmos. “Não tenho dificuldade em separar-me das peças porque todas levam muito de mim. Tenho muito prazer em que as pessoas os tenham e sinto-me muito satisfeita por isso”.
Os presépios podem ser adquiridos através das redes sociais de Ana Paula Rodrigues (Facebook/Instagram) e no Mercadinho de Natal, em Moura.