Entrevista à presidente da Humanitas, Helena Albuquerque

Ainda a propósito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado esta terça-feira, dia 3 de dezembro, a APPACDM de Moura – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, através do utente António Romeira, entrevistou a presidente da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, Helena Albuquerque. Na conversa, explicou que a federação tem várias associadas pelo país, entre elas, a associação em Moura, que considerou ser de “referência” e que foi criada há quase 50 anos. Neste papel essencial, a missão da Humanitas é sobretudo “apoiar a pessoa com deficiência intelectual”, com os objectivos principais ao nível da promoção e inclusão na sociedade.

Actua essencialmente em duas linhas: representatividade e influência institucional junto dos órgãos governamentais com o intuito de “criar e implementar políticas que defendam o cidadão com deficiência intelectual”, segundo a presidente. També na inovação e formação das associadas, com a finalidade de “melhorar a qualidade de atendimento às pessoas que apoiam”, reforçou.
Para que uma instituição seja mais inclusiva, é fundamental “trabalhar em parceria, sentir a instituição como sua e conhecer essas pessoas. Para incluir, é preciso conhecer”, uma reflexão da presidente da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, Helena Albuquerque.

Scroll to top
Close
Browse Tags