Dia Internacional do Voluntariado assinalado pela Cáritas de Beja

O voluntariado na Cáritas Diocesana de Beja “é expressão de compromisso, partilha, solidariedade e encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntários nas diferentes necessidades sentidas nos equipamentos, respostas sociais ou actividades pontuais da Instituição”. É desta forma que a instituição define o trabalho que é feito em prol de uma comunidade de voluntários.

leia também
Cáritas de Beja sensibiliza estudantes para a integração de migrantes

Pelo importante e decisivo papel que representam no cumprimento desta missão, a Cáritas Diocesana de Beja, leva a cabo uma iniciativa de reconhecimento e valorização do voluntariado no próximo dia 6 de dezembro, contando com a participação de todos os colaboradores, direcção e voluntários, com a renovação de compromisso e reconhecimento de quem trabalha no terreno.
O voluntariado em números
Na cidade de Beja, entre o dia 1 de janeiro e 31 de outubro de 2024, colaboraram 121 voluntários em avtividades pontuais e regulares da instituição, perfazendo um total de 989 horas disponibilizadas em prol do acompanhamento a 388 pessoas em situação de vulnerabilidade acompanhadas nas diferentes respostas e projectos. O grupo dispõe de um total de 21 voluntários corporativos, no âmbito de uma parceria com a Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas do Alqueva e que realizam acções regularmente. Já a título particular, foram 100 as pessoas que se disponibilizaram a colaborar e dar o seu tempo em benefício do bem comum.

O voluntariado da instituição abrange diferentes áreas de intervenção, como por exemplo: Aprendizagem informal de português para imigrantes; Agroecologia; Apoio a idosos e cuidadores informais; Apoio administrativo; Coaching; Elaboração de cabazes alimentares; Ocupação de pessoas em tratamento de dependência de substâncias psicoativas; Ocupação/apoio a pessoas em situação de sem abrigo; Peditório Nacional Cáritas; Supervisão de equipa de Serviço de Apoio Domiciliário e Tradução.
Na Diocese de Beja, através da pastoral social e dos Grupos Paroquiais de Acção Social (GPAS), a rede Cáritas conta com a participação e colaboração de 300 voluntários, dos quais 200 participam em acções de voluntariado pontual nas diferentes campanhas e que são o reflexo da acção socio caritativa mais próxima.

Scroll to top
Close
Browse Tags