A inauguração hoje, dia 3 de dezembro da “Árvore da Partilha”, às 10h00 no Largo General Humberto Delgado, é sempre um momento especial na cidade de Moura, não só por oficializar o Natal, mas porque assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com o convite da APPACDM de Moura, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. O evento especial intitulado “Desconstruindo Mitos e Celebrando a Inclusão” será aberto aos alunos das escolas do concelho, clientes da instituição e membros da comunidade.
A instituição de Moura que dedica o seu trabalho à pessoa deficiente, anualmente escolhe o local onde é erguida a árvore da cidade porque “representa união, crescimento e a importância de partilhar conhecimentos e experiências, pilares fundamentais na construção de uma sociedade inclusiva”.
A ocasião é ainda um bom pretexto para integrar o estágio em Psicologia Clínica e da Saúde, da APPACDM de Moura, “com práticas baseadas em evidências científicas com o objectivo de promover a inclusão, desmistificar preconceitos e valorizar a saúde mental e o bem-estar de todos os indivíduos”. O projecto tem como base as melhores práticas em psicologia, promoção da saúde mental e teorias de inclusão social, sendo fundamentada na ideia de que “a deficiência não deve ser percebida como uma limitação individual, mas como o resultado da interação entre características do indivíduo e barreiras ambientais e sociais”. O evento procura acima de tudo, “combater preconceitos e reforçar que a inclusão é um direito de todos”.
Principal objectivo deste projeto é como reforça a associação, “promover a sensibilização sobre os mitos e estigmas associados à deficiência e à saúde mental, incentivando uma visão inclusiva, empática e respeitosa”.
Pretende-se, desmistificar ideias preconcebidas, como o mito de que “pessoas com deficiência não podem ser independentes”, o que contrapõem com experiência de vários anos. “Com o apoio adequado, a independência é alcançável para todos”, revela a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. A saúde mental, como tema central que está a ser trabalhado pela equipa e utentes do centro, “é essencial para o bem-estar global, tanto quanto a saúde física”.
Durante o evento de inauguração da “Árvore da Partilha”, serão distribuídos flyers e autocolantes educativos, contendo mensagens que desconstroem estigmas e afirmam verdades inclusivas. Este projecto é realizado com o apoio da Câmara Municipal de Moura e da Rádio Planície, instituições que partilham o compromisso com uma sociedade mais inclusiva.
No dia hoje, “venha celebrar a inclusão, aprender e partilhar experiências”. “Juntos, podemos quebrar barreiras e construir uma sociedade mais justa, onde todos sejam valorizados e respeitados”, é este o convite da associação de solidariedade social de Moura.