Migrantes participam em Aula Aberta no IPBeja – Distrito de Beja acolhe 55 nacionalidades

O CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Cáritas Diocesana de Beja participa hoje, 28 de novembro, às 16h00, numa Aula Aberta promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja do IPBEJA, sob o tema “Comunidade Migrante, e a sua relação com a pobreza, a exclusão e vulnerabilidade social”. O objectivo é o de sensibilizar a comunidade estudantil sobre esta realidade, para que seja possível “ter uma atitude pedagógica e inclusiva, contribuindo para um Alentejo Inclusivo no eficaz combate à pobreza e exclusão social”, contextualiza a nota de imprensa.

leia também
EDIA dedica a manhã de hoje à “Jornada de Reflexão sobre Migrantes”

Na conjuntura actual, o comunicado refere que o EFMA – Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva tem originando “um impacto positivo nesta região”, desde logo na economia, “fortemente impulsionada pelos relevantes investimentos privados, realizados nos sectores agrícola e agroindustrial, mas também, enormes desafios no ambiente e na dinâmica social”. Nesse sentido, a nova realidade económica determinou uma necessidade crescente de mão-de-obra para trabalhar nas actividades agrícolas e é hoje evidente para todos, “que só com população proveniente de outros países será possível responder às solicitações das empresas e da nossa economia”.
O CLAIM reporta por um lado que, na última década, o número de estrangeiros com estatuto legal de residente triplicou, perspectivando-se que este aumento “não fique por aqui”, “também são muitos os que aguardam esse estatuto e que se encontram irregulares e sem acesso a condições dignas de vida.

leia também
Entrevista com Fátima Carvalho – Presidente do IPBeja revela desafios e novos projectos

“Temos hoje a viver connosco pessoas oriundas das mais diversas origens, desde o Leste da Europa à Ásia, de África à América do Sul, com línguas e culturas diferentes, que totalizam mais de 55 nacionalidades diferentes”, assinalou o centro.
No que diz respeito aos Censos 2021, evidenciam um crescimento acentuado da população migrante no distrito de Beja, nos últimos anos atraídas, maioritariamente, pela necessidade de mão-de-obra das explorações agrícolas. O seu profundo impacto nas dinâmicas locais tem, contudo, gerado um conjunto de novas problemáticas a que se torna necessário dar resposta. Se é verdade que a população migrante representa para o território um impacto positivo em termos económicos e demográficos num distrito maioritariamente envelhecido e de baixa densidade, não é menos verdade que esta continua a ser das populações mais vulneráveis, afectadas pela pobreza, a exclusão social e alvo de discriminações de base racial e étnica.

É neste espírito de compromisso partilhado, que o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes irá participar na Aula Aberta, promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, com o objectivo de sensibilizar a comunidade estudantil sobre esta realidade, para que todos possamos ter uma atitude pedagógica e inclusiva, contribuindo para um Alentejo Inclusivo no eficaz combate à pobreza e exclusão social.
O CLAIM – Centro Local de Apoio À Integração de Migrantes da Cáritas Diocesana de Beja é um projecto financiado pelo Fundo para o Asilo, Migração e Integração.

Scroll to top
Close
Browse Tags