Este ano, a Feira do Montado assinala a 23ª edição, um acontecimento de importância económica, ambiental, cultural e científica, de âmbito nacional e internacional, que tem contribuído para a dinamização da economia desta região e para a divulgação do concelho de Portel. A Feira do Montado realiza-se de 28 de novembro a 1 de dezembro e dá a conhecer as suas potencialidades naturais e os produtos do montado.
Conta com a participação de vários expositores de empresas do sector florestal (principalmente de cortiça), dos sectores agroalimentares, da restauração e do comércio em geral, sendo esta uma oportunidade para promover e comercializar os produtos e desenvolver oportunidades de negócio. Foi precisamente da vontade e da necessidade de aproveitar uma das maiores potencialidades do concelho, o montado, que nasceu esta feira, organizada pela Câmara Municipal de Portel.
O primeiro dia de evento abre às 14h15 com o colóquio “Os Desafios e Oportunidades da Zona Envolvente da Barragem de Alqueva”, no Auditório Municipal de Portel, seguido da inauguração oficial às 18h00. Às 18h30, acontece o XVII Concurso Nacional de Caprinos de Raça Serpentina e às 20h00, Grupo de Cante Tradicional “Os Almocreves”, passa pelo Palco Sabores.
A Feira do Montado recebe hoje o programa “Em Casa D’Amália”, no Palco Sabores, às 21h00. Uma nova recriação ao vivo do programa apresentado por José Gonçalez e que conta com Jorge Fernando, FF, Lenita Gentil, Filipa Cardoso e Ângelo Freire como convidados, para mais uma tertúlia de homenagem ao fado e a Amália Rodrigues.
Para sexta 28, o debate de ideias debruça-se sobre as XVIII Jornadas Ibéricas do Montado /Dehesa, no Auditório da Feira. Um shoocooking ao final da tarde, 19h00, no Stand dos Sentidos, mostra a arte da cozinha pelas mãos do Chef Rui Vasco. Às 21h00 actua o Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel no Palco Sabores e às 23h00, a artista Soraia Ramos no Palco Montado.
No sábado, 29, a Associação de Caçadores S. João Baptista preparou logo cedo, 8h00, a XIX Montaria ao Javali. Entre as Conversas em Torno da Cabra Serpentina e do Porco Alentejano às 16h30, no Auditório da Feira e o encontro Serra de Portel, Memória e Salvaguarda de uma Paisagem, estão encerradas as duas conferências do dia.
Perto das 21h00, a Banda Filarmónica Municipal de Portel sobe ao Palco Sabores para mais uma actuação que dignifica o concelho. Às 23h00, as atenções estão voltadas para os Resistência no Palco Montado.
A XXIII edição da Feira do Montado, em Portel, de 28 de novembro a 1 de dezembro e promove as potencialidades naturais da região e os produtos do montado. Mais informações sobre o programa, aceda ao site e às redes sociais do Município.