Amareleja – Projecto “Oficina do Tempo” promove hoje a arte de tecer

No âmbito das comemorações do Dia das Cidades Educadoras, o Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, em Amareleja, promove hoje, dia 28, a “Oficina do tempo”: oficina de tecelagem local, a partir das 9h30, na Escola Básica.
A mentora e coordenadora do projecto, a professora de Artes Visuais, Célia Ramos, partilhou com a Planície o ponto de partida que a incentivou a criar este “laboratório”. “A “Oficina do Tempo”, uma actividade intergeracional e interdisciplinar, tem como missão recuperar as artes e os ofícios tradicionais na temática do Património Cultural”.

Apesar das dificuldades que tem encontrado já que não existem artesãos no concelho e do facto de não ter financiamento, a também Coordenadora do Departamento de Expressões não desiste de levar por diante esta ideia que surgiu motivada por uma observação de uma aluna da Universidade Sénior de Moura, polo de Amareleja. “Depois de uma actividade com estudantes, a aluna disse-me que se sentiu viva e útil”. Célia Ramos inspirou-se e pensou que poderia fazer algo mais pelos alunos com quem convive diariamente, com a experiência das artes e dos ofícios de antigamente que deixaram de existir por aqui. “Existe da parte das crianças muito pouca motivação para as aprendizagens, com alguma carência económica da parte das famílias e pouca participação dos pais na vida escolar dos meninos”, explicou. Como tal, “um dos eixos do nosso projecto educativo é envolver as famílias nas actividades” e também o motivar e ocupar o tempo das crianças com o intuito de a oficina funcionar como uma só disciplina.

A “Oficina do Tempo” está dividida em Artes e Ofícios – Tecelagem, sendo esta uma das áreas apadrinhada pela CCDR Alentejo, assim como o Repórteres do Património com a criação de uma revista quinzenal. Integra ainda Cores e Pontos – Costura e Bordados, Cestaria e Buinho, Olaria, os Saberes Naturais – Plantas Medicinais Regionais e a Ciência e Criatividade. Os ofícios de outros tempos são promovidos pelo Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, em Amareleja.

Scroll to top
Close
Browse Tags