Moura é um dos 32 Municípios que se associou ao projecto europeu ‘Olive4All’, liderado em Portugal pelo CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, para celebrar hoje, 26 de novembro, a iniciativa “A Árvore de Ouro Líquido – Comemoração Nacional do Dia Mundial da Oliveira”.
Entre 25 e 29 de novembro, as actividades estão ligadas ao património olivícola que contribuam para enriquecer o domínio das experiências de olivoturismo. São elas: a criação da Rota do Azeite de Moura; a exibição de vídeos, realizados em colaboração com a Universidade Sénior de Moura, relacionados com o rico património material e imaterial olivícola, valorizando também a Dieta Mediterrânica.
No dia de hoje, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, situado em Moura, aceitou o desafio do projecto ‘Olive4All’ e celebra a data com uma prova de azeite no Évora Olive Hotel. Para a Directora Executiva do CEPAAL, Filipa Velez, o dia de hoje “tem uma importância imensa visto que a oliveira é a “Mãe” do produto que promovemos e permite-nos valorizar a árvore, a sua protecção e a identidade e cultura do nosso país e do azeite enquanto valor na dieta mediterrânica. Também a importância para a fileira oleícola na estratégia do sector agrícola”. A responsável do centro de Moura ressalvou que as iniciativas permitem “aproximar o consumidor do campo com o projecto ‘Olive4All’”.
Durante esta semana, o CEPAAL realiza o projecto “O Azeite vai à Escola”, com actividades para educar e sensibilizar os alunos do primeiro ciclo.
Além de Moura, a Rede Nacional de Eventos Comemorativos do Dia Mundial da Oliveira envolve a colaboração e participação de vários Municípios do Alentejo, entre eles, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Cuba, Ferreira do Alentejo, Beja e Serpa.
Refira-se que o projeto ‘Olive4All’ está a ser desenvolvido por um consórcio liderado pela Universidade de Avignon (França), pelo Politécnico de Leiria (Portugal) e pela Universidade de Salónica (Grécia), tendo como objectivos salvaguardar e promover o património olivícola e oleícola e sensibilizar as comunidades rurais e urbanas para a importância do património olivícola e oleícola, através de ações que destacam os seus benefícios para a sociedade contemporânea.