Na data de hoje, 25 de novembro, em que é assinalado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura, lança uma campanha nas redes socais de alerta a esta problemática. A associação recorda a importância de continuar a falar nesta temática dedicada às mulheres por estarem entre o “maior número de vítimas de todos os tipos de violência”, uma explicação avançada à Planície por uma das psicólogas da entidade, Ana Lúcia Pestana. Ressalvou, no entanto, que o facto de no dia de hoje incindir sobre as mulheres, “não significa que não seja necessário trabalhar a violência em todas as outras áreas e com todas as vítimas que ela afecta”.
Os dados divulgados pela associação revelam que até setembro deste ano, a associação realizou no distrito de Beja 223 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, além de 250 atendimentos a crianças e jovens.
Os números que causam sempre preocupação, assumem uma intervenção urgente e diária, trabalho que é feito pela Moura Salúquia enquanto resposta de apoio às vítimas de violência doméstica quer sejam mulheres ou homens e também de apoio psicológico às crianças e jovens, um serviço gratuito e que abrange o território da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, com excepção do concelho de Odemira que integra a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.
Ana Lúcia Pestana frisou que estes números “são realmente expressivos e mais do que isso, têm um impacto muito negativo nas famílias” e “um impacto muito mais alargado a nível social, daí a aposta que fazemos nestas campanhas. A nós faz-nos sentido que existam recursos que promovam acções concertadas para combater esta epidemia, começando pela prevenção”.
A Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura, integra a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica em todo o território. No concelho de Moura, a ajuda é prestada pela associação de forma “gratuita, confidencial, quer seja presencial, por telefone, e-mail ou redes sociais”. Contactos: Telef. +351 968 441691; e-mail amcmoura@sapo.pt