Está a decorrer em todo o país a operação da Polícia de Segurança Pública, “Jovens em Defesa dos Direitos Humanos”, uma acção que culmina no dia 6 de dezembro, com a PSP de Moura a integrar a campanha destinada aos alunos do 1º ao 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário. A finalidade é sensibilizar o público-alvo através das equipas da Escola Segura, para a prevenção dos maus-tratos e do abuso sexual das crianças.
Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública lembra que “os abusos em crianças, de forma geral, e o abuso sexual de crianças, em particular, acarretam um impacto extremamente negativo no que respeita à saúde física e mental e ao normal desenvolvimento e crescimento das crianças, a par das sequelas que podem permanecer para o resto da vida”. Segundo alguns estudos, “uma em cada 10 crianças serão vítimas de abuso sexual antes dos 18 anos, verificando-se uma maior prevalência a partir dos 8 anos nas meninas, e nas idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos nos meninos”, destacou a PSP.
Como tal, esta força de segurança vai desenvolver iniciativas nas escolas com estas temáticas e conteúdos que serão adaptados consoante as idades das crianças.