No âmbito do Programa Regional Alentejo 2030, foi aberto o período de candidaturas ao concurso Produtos turísticos sub-regionais e locais (IT), que decorrerá em diversas fases até ao esgotamento da dotação do aviso global e de cada uma das Comunidades Intermunicipais, de acordo com informação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. Deste modo, a 1ª fase encerará a 20 de dezembro de 2024, a 2ª a 20 de janeiro de 2025 e a 3ª a 31 de março de 2025.
O Apoio aos Produtos turísticos sub-regionais e locais (IT) destina-se a investimentos que contribuam para a “Estruturação de produtos turísticos com vista à criação de destinos turísticos de dimensão sub-regional e local numa lógica de sustentabilidade, combatendo a sazonalidade, fomentando a criação de novos modelos de negócio, que respondam às tendências do mercado”.
No âmbito do presente aviso são enquadráveis acções que visem a estruturação de produtos turísticos com vista à criação de destinos turísticos de dimensão sub-regional e local, que respondam às tendências do mercado no âmbito das Estratégias de Desenvolvimento Territorial Integrado aprovadas para cada NUTS III da Região Alentejo e respectivos Planos de Acção.
As entidades que se podem candidatar são os Municípios e Associações de Municípios pertencentes à NUT mencionada, identificadas no campo “Enquadramento em instrumentos territoriais”. A dotação do fundo indicativa disponível no aviso é de 2.033.000,00 de euros, com uma taxa máxima de cofinanciamento FEDER de 85%.